Introdução
Os 21 livros escritos por mulheres que todo empreendedor deveria ler formam uma seleção dos mais expressivos livros sobre autoconhecimento, carreira e negócios.
A coletânea abrange desde clássicos da literatura até livros recém-lançados.
Ajude-nos a manter atualizada nossa lista, deixando nos comentários suas impressões sobre os livros que já leu e indicando novos livros.
Abrir Índice
22 - Walking the Talk: A Cultura através do exemplo
1
2
A bailarina de Auschwitz
Edith Eger faz um relato emocionante de suas memórias e de casos reais de pessoas que ela ajudou. Uma lição de resiliência e superação, que nos ensina que todos nós podemos escapar à prisão da nossa própria mente e encontrar a liberdade, mesmo num campo de concentração nazista.
3
4
A estratégia do Oceano Azul
Com base em um estudo de 150 movimentos estratégicos, abrangendo mais de 100 anos e 30 setores, Renée Mauborgne e W. Chan Kim demonstram que o êxito não decorre da disputa feroz entre concorrentes, mas da criação de “oceanos azuis” – novos e intocados espaços de mercado prontos para o crescimento.
5
A morte é um dia que vale a pena viver
Ana Claudia Quintana Arantes deu uma palestra ao TED que rapidamente ultrapassou a marca de 1,7 milhão de visualizações. A última fala do vídeo, “A morte é um dia que vale a pena viver”, se tornou o título do livro que, desde seu lançamento, vem conquistando um público cada vez maior.
6
7
De Empreendedor E Louco Todo Mundo Tem Um Pouco
Linda Rottenberg fundou a Endeavor. Numa conversa com um taxista, com pós-graduação em Engenharia, ela descobriu que a palavra empreendedor não existia em português. Foi o momento “a-ha”. Era isso que ela queria como propósito de sua vida: desenvolver e ajudar as pessoas a empreender. Coisa de Louco?
8
Diferente: Quando a exceção dita a regra
Como explicar a hegemonia do Google, que em meio aos megaportais de conteúdo se tornou o site número um da internet oferecendo menos benefícios na homepage? E o sucesso da campanha da Dove pela Verdadeira Beleza, em que as estrelas não foram topmodels e sim mulheres comuns? É o que podemos aprender com Youngme Moon e aplicar nos nosso negócios.
9
10
Diário de Anne Frank
Publicado originalmente em 1947, é um dos relatos mais impressionantes das atrocidades e horrores cometidos contra os judeus durante a Segunda Guerra. A força da narrativa da adolescente Anne Frank, que é um testemunho de humanidade e tolerância, fez com que ela se tornasse uma das figuras mais conhecidas do século 20.
11
12
13
Finanças pessoais: o que fazer com meu dinheiro
Com um texto simples, prático e objetivo, aliado à experiência de mais de duas décadas em instituições financeiras, Marcia Dessen delineia neste livro - resultado de mais de quatro anos de publicações semanais de sucesso na Folha de São Paulo, cada etapa da vida financeira,
14
15
Garra. O Poder da Paixão e da Perseverança
Angela Duckworth Destaca conceitos e insights fascinantes comprovados nos mais modernos experimentos sobre alta performance. Compartilha conosco o resultado de dezenas de entrevistas com pessoas bem-sucedidas nos mais diversos campos de atuação: o CEO do J. P. Morgan, um cartunista da The New Yorker e um treinador da National Football League, dentre outros.
16
Insights Sobre Atendimento, Marketing e Vendas
Noara Pozzer apresenta insights sobre atendimento, marketing e vendas, com uma pitada de "customer success", liderança e treinamento de equipes. Você não precisa seguir a ordem das páginas, pode escolher um texto por dia, aleatoriamente, conforme seu interesse.
17
Inteligência visual
Amy Herman nos mostra como aprimorar nossa capacidade de observar, perceber e comunicar melhor o que vemos. Sua credencial é o resultado de 10 anos de trabalho, treinando especialistas de áreas diversas (como agentes do FBI e da CIA, executivos e médicos) a reconhecer o que de fato é essencial numa determinada cena ou situação.
18
Me Poupe! – 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso
É um livro sobre você, o seu dinheiro e a maneira como vem lidando com ele até agora. Nathalia Arcuri vai te contar como chegou até aqui, as roubadas em que se meteu, as dúvidas que teve e tudo o que aprendeu para se tornar milionária aos 32 anos.
19
20
Minha história: Um diário para encontrar sua voz
Michelle Obama te ajudará a encontrar sua voz e sua história para que cultive seu senso de pertencimento. Dentro deste diário, você encontrará uma oportunidade não apenas de se inspirar nas experiências que o trouxeram até aqui, como também de se sentir capaz de dar os próximos passos, aonde quer que eles o levem.
21
Mulheres que correm com os lobos
Clarissa Estés descobriu a chave da sensação de impotência da mulher moderna. No livro, ela aborda 19 mitos, lendas e contos de fada, mostrando como a natureza instintiva da mulher foi sendo domesticada ao longo dos tempos, num processo que punia todas aquelas que se rebelavam. Ela vai te guiar até que apareça a corajosa loba que vive em cada mulher.
22
Queremos Sua Opinião!
Qual desses livros é o seu favorito? Deixe abaixo a sua opinião sobre ele.
Qual livro faltou na lista e você nos indica?
15 respostas "21 Livros Escritos Por Mulheres Que Todo Empreendedor Deveria Ler"
Maravilhosas indicações!
Agradeço, Paula.
Muito boa suas dicas de livros, Rocha! Já li alguns dessa lista! E muito interessante sua provocação sobre o gênero do autor. Realmente, quase nunca paramos para analisar isso.
Olá Noelle, agradeço o seu comentário. Descobri casualmente este ponto da diferença de gênero. Joguei o termo “livros mais vendidos no Google” apenas para manter-me atualizado. Foi aí que me espantei. Resolvi olhar minha estante, fiz uma lista dos livros que já li e comprovei na minha própria realidade. Daí surgiu a ideia do artigo. Fique a vontade para compartilhar.
Muito bacana, Rocha! Farei o mesmo, irei olhar minha estante! Obrigada pela provocação!
A lista é muito boa. Já li Mulheres que correm com lobos e Mindset. Mas sua principal contribuição é mesmo a provocação citada pela Noelle. Muito obrigada.
Que bom que gostou, Valeria. Mulheres que correm com os lobos é o livro de cabeceira da minha esposa, eu também gosto muito. A mulher escreve com uma sensibilidade que os homens não conseguem. Grato por seu comentário.
Muito bom. A estratégia do oceano azul merece o Nobel da economia, é uma estratégia atemporal.
Caro xará, agradeço seu comentário. Concordo plenamente, a estratégia do oceano azul é sempre atual. Ontem mesmo uma pessoa me contou que que teve a ideia de abrir um negócio, mas pesquisou na Internet e não viu ninguém fazendo isso ainda. Por isso, pensou que sua ideia não era boa, que não teria mercado e já quis desistir. Eu disse que ele precisa conhecer a estratégia do oceano azul. Faz sentido?
Oi João, muito rica a lista, parabéns por incentivar a inclusão das mulheres escritoras em nossas estantes. Já compartilhei.
Olá Marinalva, grato por compartilhar. Que bom que gostou.
João, parabéns ! É isso mesmo, se olharmos nossa estante a maioria é de autores masculinos. As mulheres têm percepções que muitas delas passam por nós, homens, despercebidas. Tive o prazer de ter algumas mulheres minhas gerentes, nunca aprendi tanto! Conheço alguns dos livros indicados, ótimos.
Caro Luiz, você tocou num ponto interessante, a capacidade das mulheres de perceberem coisas que nós homens não notamos, quer pela refinada inteligência, quer pela intensa sensibilidade, quer pela aguçada intuição.
Eu também tive líderes mulheres e concordo que foi um período de intenso aprendizado. Grato por seu comentário. Um abraço.
Olá João, gostei muito da sua lista. Bem interessante e diversificada. Eu gostaria de sugerir um que certamente pode ser muito relevante: Walking the Talk: A Cultura através do exemplo, de Carolyn Taylor. Um fantástico livro sobre como construir uma Cultura Organizacional (com letras maiúsculas, como ela escreve no livro) eficaz.
Um abraço. E BoraFazer!
Olá Flávio, agradecemos o seu comentário e sugestão. Bora Fazer!? Sim, já fizemos. Incluímos o vigéssimo segundo livro! Confira aqui! Um abraço!